sexta-feira, 1 de abril de 2011

Blogueiros realizam manifestação em resposta ao atentado a Ricardo Gama

No dia 1º de abril, às 17h, será realizado em frente ao Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, o segundo ato do movimento ‘Não toquem nos blogueiros’, organizado como resposta ao atentado ao blogueiro e advogado Ricardo Gama. As informações são do site ‘Amigos do Peregrino’. O blogueiro foi baleado na manhã do dia 23 de março, no túnel de passagem para pedestres entre o bairro Peixoto e a Rua Santa Clara, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Ele levou quatro tiros que atingiram o tórax e a cabeça. Após ser socorrido, foi levado por sua mulher, que está grávida, e o porteiro de seu prédio, para o hospital Copa d’Or.

O movimento teve início na última quarta-feira, 30, com uma manifestação organizada por blogueiros, internautas e amigos da vítima. Segundo informações do site G1, estiveram presentes, na praça do bairro Peixoto, cerca de 30 pessoas que protestaram a favor da liberdade de expressão. Também compareceram Antônio Carlos Costa, presidente do movimento Rio de Paz; Fernando Peregrino, secretário geral do Partido da República (PR); e Marcos Cavalcanti, coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie) da Coppe/UFRJ.

Em entrevista ao Nós da Comunicação, Fernando, um dos organizadores do movimento, explica que o ato em frente ao palácio tem um motivo. “Queremos reclamar das autoridades um pronunciamento. Não foi uma ação comum, mas um crime com endereço muito definido e com características políticas. Atentaram contra um direito político do Ricardo de fazer críticas.”

Peregrino que concorreu nas eleições para governador do Rio, em 2010, adiantou que o próximo evento será em frente à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo fato da instituição ainda não ter se pronunciado sobre o fato.

Ainda no hospital, Ricardo, militante e filiado ao PR, disse à imprensa ter certeza que o atentado foi motivado por retaliação ao seu site. “Que foi por causa do meu blog eu não tenho a mínima dúvida. Já vinha recebendo várias ameaças. Mas nunca esperava que fosse chegar a esse ponto.” Ele ressaltou ainda que nunca se sentiu desprotegido na região, pois o local, segundo ele, sempre teve policiamento constante.

O ‘Blog do Ricardo’ é conhecido por publicar diversas críticas a políticos, entre eles o atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, ambos do PMDB. O site é usado também para fazer denúncias sobre governos de outras regiões do país. Em um dos posts, por exemplo, Gama denuncia o excesso de violência de policiais militares do estado do Amazonas. Temas como a qualidade precária da saúde pública e a falta de serviços de limpeza urbana também são recorrentes no blog.

Ricardo aborda também assuntos relacionados ao tráfico de drogas, corrupção nas instâncias públicas e notícias como a aprovação do projeto da cantora Maria Bethânia, pelo Ministério da Cultura, entre outras questões da atualidade.

Na tarde de quinta-feira (31), o blogueiro recebeu alta após passar por três cirurgias no período em que esteve internado. À noite, foi divulgada no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) uma declaração do delegado Antenor Lopes, responsável pelo caso. “Com certeza foi uma tentativa de homicídio, mas nós não podemos ainda afirmar as motivações”, declarou. A 12ª DP (Copacabana), que investiga o caso, ainda não encontrou os criminosos.

2 comentários:

  1. NOVO BLOG - PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
    PARTICIPE, ESTAMOS SÓ COMEÇANDO!
    "Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral".


    http://naotoquemnosblogueiros.blogspot.com/


    Estou divulgando

    ResponderExcluir
  2. A maior prova de que não irão calar os blogueiros, será a nossa contribuição constante em denunciar, informar e formar novos conceitos dos direitos de cidadania.

    Liberdade de expressão, relato dos problemas do nosso país e abraçar a causa de nosso bairro, município, estado e nação.

    Chega de sacanagem e corrupção!
    Chega de falsa democracia que nos remete aos tempos de ditadura.

    ResponderExcluir